sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Toda madeira trabalha!
A madeira sofre a ação da umidade presente no ar ou a falta da mesma. Ou seja em épocas mais secas a madeira tende a contrair suas fibras encolhendo e em épocas mais umidas as fibras incham e madeira dilata.
Cada localidade tem suas características e a madeira deve ser adequada às mesmas, seja por meio de secagem em estufa ou secagem ao ar, ou até mesmo a utilização da mesma em seu estado verde, que é o mais comum, gerando assim grande diferença em relação a umidade relativa do ar, fazendo com a madeira trabalhe mais que o aceitável.
A Ipe Roxo diagnostica seu ambiente e lhe propoem a melhor maneira de evitar a trabalhabilidade da madeira, sempre com o intuito de realçar e embelezar seus ambientes sem lhes gerar problemas, complicações e falta de estética visual no seu projeto.
Quão mais densa a espécie, menos ela trabalha. O peso da madeira por metro cúbico define bastante a se madeira irá trabalhar e durar mais ou menos. Em áreas e acabamentos exteriores é mais comum o uso de madeiras mais pesadas que resistam mais.
Quão mais clara é a madeira mais“açúcar” ela apresenta, ficando assim mais vulnerável ao ataque de bactérias, fungos e insetos. Por isso é que Pinus sem tratamento químico ou secagem em estufa chega a azular de bolor e mofo.

Outro fator importante que a teoria explica e prática confirma é que a largura da tábua ideal é no máximo 5 vezes a espessura da tábua afim de evitar maior empenamentos e torções da madeira.

Toda madeira requer manutenção, existe no mercado, vários produtos que garantem sua maior sobre vida, como vernizes marítimos, seladores e stain imnpreganante.

Entre em contato caso tenha qualquer dúvida!
Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário