quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Ipe Champagne não existe!!!! Chama-se Cumaru

Uma grande maioria dos depósitos e vendedores de madeira vendem uma madeira que se chama Cumaru por Ipe Champagne (pois a maioria das pessoas, mesmo que leigos, sabem que o Ipe vale mais pois dura mais e também trabalha pouquíssimo apos instalado) 

O Cumaru pode ter os seguintes "sobrenomes":

Cumaru Champagne - Madeira muito oleosa e proveniente principalmente do Mato Grosso - Se não for seca em estufa as veias gordurosas da madeira vão trabalhar diferente das fibras e vãotrazer problemas entre 6 meses e 1 ano e 2 meses apos instalado - dependendo da falta ou excesso de umidade, sendo a falta de umidade o maior agravante. Não me leve a mal, dentro de casa como assoalho ou painel fica muito lindo (desde que seja seco em estufa)

Cumaru Ferro - Madeira com fibras muito secas sem presença de óleo e duras, proveniente principalmente do Acre - se não for bem seca em estufa, em épocas com excesso de umidade vai trabalhar muito e gerar muitos problemas

Cumaru Vermelho - ainda bem que esse é vermelho pois dai não tem como iludir as pessoas dizendo que se trata de Ipe Champagne. Proveniente principalmente do estado do Para.

Ipe Tabaco, Ipe Amarelo, Ipe Roxo, Ipe Vermelho entre outros nomes dados a ele não tem nada haver com Cumaru que chamam de Ipe Champagne, são madeira muito distintas, principalmente no que tange a presença de oleosidade e a cor dourada do Cumaru e ao alto grau de estabilidade, resistência, dureza e durabilidade do Ipe, que são muito superiores 


Cumaru acima



Ipe Acima

A ideia aqui é alertar os leigos, pois Cumaru nunca sera Ipe! Assim como Fusca (que amo de paixão e tenho um 71 lindo) jamais sera New Bettle.

15 comentários:

  1. Valeu por suas informações. Que me deixou muito satisfeito pois eu confecciono arcos e flechas artesanais e já vieram com essa de ipê champanhe. Não faz muito tempo isso. A mais ou menos algumas horas exatamente. Notei que havia algo de errado porque a madeira estava empenando no ipê não acontece isso.

    ResponderExcluir
  2. valew pelas informações sobre a qualidade de cada especie de madeiras.pois tem muita gente vendendo gato por lebre no mercado.

    ResponderExcluir
  3. Quero adicionar ainda que o melhor deck não o de ipe e nem o de cumaru, mas sim o de Itauba. Esta extraordinaria madeira possui uma resina impermeabilizante natural, que impede a infiltração de agua. Não é a toa que todos as embarcações fabricadas na região amazonia, são feitas desta especia. Sua durabilidade dentro da agua chega a 30 anos. Neste momento é o deck mais procurado para exportação para o EUA e Europa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mauri obrigado pelo comentario, mas o Ipe Tabaco e Roxo sao os mais exportados mundo afora, principalmente nos EUA, a Itauba eh uma excelente madeira, mas devido a silica gordurosa, se nao tratada e exposta ao sol e chuva ela racha muito e cria sulcos/veios rasgados como a Peroba Rosa. Definitivamente o Ipe eh a melhor opcao de decking, a mais duradoura e resistente. a vantagem da Itauba eh seu preco menor. Obrigado

      Excluir
  4. Blog muito explicativo e ajuda pacas em poucos minutos. Me salvaram aqui em BH, de vários picaretas para o meu Deck. Estou comprando o Ipe Tabaco para o Deck e um segundo fornecedor já ia me empurrar o Ipe Chanmpagne pelo mesmo preço. E para o pergolado ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Cassio, para Pergolado sugiro Garapa/Garapeira ou Jatobá!

      Excluir
  5. Excelente sua explanação para nós leigos amigos!!! Tb estou para fechar madeiramento para assoalho (não pegará umidade) e forro!! Como diferenciar o cumaru e o ipê tabaco? O que vc acha da garapeira para assoalho e forro de telhado?

    obrigado amigo e continue compartilhando seus conhecimentos!! abraco

    ResponderExcluir
  6. E as partesmais claras da madeira tem dado broca.

    ResponderExcluir
  7. Olá, oq vc acha de um forro em cumaru? Me orientaram dizendo que em 1 ano empena...a área é muito grande e estou preocupada...poderia me ajudar com seu conhecimento? Obrigada!

    ResponderExcluir
  8. das madeiras que ja comprei usadas , as menhores são mmesmo o ipe , as explicações sobre diferenças emtre cumaru e ipe , eu nao sabia dos problemas que o cumaru nao tratado pode oferecer, e sobre o jatoba , eu comprei umas tabuas udada em piso , que parece ser essa madeira, usei ela em um deck . será que há problemas? pois era antiga e parece que era usada antes em área externa pela condição da sua parte debaixo que tava bem escura querendo apodrecer

    ResponderExcluir
  9. mas a condição dela por cima ta muito boa, pouca absorvição de agua , guando chove, logo apos seca rápido , ela é meio avermelhada , por isso acho que é jatobá

    ResponderExcluir
  10. Gostei do blog!
    Gostaria de uma dica pra fazer uma varanda de 40 m2 que ficará sem cobertura e não pode passar agua pra baixo. Há alguma madeira que eu passa usar?

    ResponderExcluir
  11. Amei seu comentário, pois sou totalmente leiga. Amo ypê, além de ser a melhor, suas flores me fascina. Estou precisando mto para fazer um deck com piscina,agora sei qual a melhor.Grata!

    ResponderExcluir
  12. Mas é complicado um leigo saber reconhecer o que está sendo oferecido de fato. Pela foto que expões do ipê ele aparece com várias tonalidades, nada homogênio. Saber de algum site que tenha várias fotos demonstrativas que ajude mais em saber identificar?
    Eu estava falando com um cidadão que comercializa assoalho. Ele tem um Ipê mais em conta que o Cumaru...

    ResponderExcluir