terça-feira, 4 de novembro de 2014

Itauba em área externa racha sim e muito!!!






ITAÚBA RACHA MUITO EM ÁREA EXTERNA



Ao longo de 14 anos exportando madeira e mais 7 vendendo madeira no mercado interno, percebo que ou a "santa ignorância" prevalece e assim espero, ou a malandragem come solta mesmo. 


Quando alguém estiver lhe vendendo madeira e disser que a madeira dele não trabalha, pode mandar embora de sua casa, pois isto é uma grande mentira. Toda madeira vai trabalhar com falta ou excesso de umidade e caso ela esteja aclimatada ao ambiente ou seca em estufa, mesmo assim caso haja grande seca ou excesso de umidade no ambiente a madeira vai trabalhar sim.

Outro ponto importante e que vemos, refere-se a Itaúba - Itauba - Mezilaurus itauba (Meissn.) Taub., Lauraceae , a madeira tem os veios / fibras gordurosas e com excesso de sol e água da chuva racha demais e muito rápido (de acordo com excesso de sol e água) pois o sol / calor dilatam as gorduras e a água as contraem, exatamente como uma costela assada, que enquanto esta quente a gordura vira um liquido e depois de fria quase que uma pedra, ou seja a Itaúba racha sim e muito em área externa. 

Quando usada em vigamentos de telhado ou áreas internas suas fibras ficam mais preservadas, mas quando em contato direto com sol, como é o caso destes pilares nas fotos, que tivemos de trocar por motivo de segurança em uma escola ou diretamente no chão na vertical, pode ter certeza que em 4 a 5 anos muitas pecas terão de ser trocadas afim de evitar acidentes, que nunca presenciamos mas que já efetuamos a troca de um decking inteiro de mais de 85m2 de Itauba por Ipe Tabaco, pois uma criança correndo sobre a Itauba pisou em uma tabua que rachou e cortou a perna de uma menina de 11 anos que pesava uns 35kg. 

Situação pior que essa somente se utilizarmos Itauba comercial que vem com Brancal e outros defeitos de qualidade, dai a resistência cai mais ainda para 2 a 4 anos.

Decking resistente e com grande durabilidade é Ipe Tabaco, Jatoba, Garapa, Massaranduba, Cumaru ou Ipe Roxo
www.tebetlumber.com.br 



  

Entre em contato:
alysson@tebetlumber.com.br
www.tebetlumber.com.br


41 998170093 TIM/Whatsapp

2 comentários:

  1. Aqui na minha região se fala que Itauba é a melhor madeira para exterior, acabei de ver que não é!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Não entendo de madeiras e gostei do seu site. Mas achei uma informação no próprio site, que me parece contradizer esta matéria. Teria como me explicar por favor, eu realmente não entendo nada, mas as matérias me confundiram... abraço e obrigado pela atenção!

    http://iperoxxo.blogspot.com.br/2012/10/especies-itauba.html

    ResponderExcluir